Design sem nome

Saúde Mental no ambiente de trabalho

Em recente campanha promovida neste mês de abril de 2021 pelo Tribunal Superior do Trabalho foi criada para ressaltar a valorização da saúde mental no ambiente de trabalho, estimulando uma conscientização acerca de algo tão importante em nosso cotidiano, especialmente em tempos de pandemia. O tema da campanha do TST é “Em conjunto- a construção do trabalho seguro depende de todos nós”. 

Afastamentos previdenciários e pandemia

Tal campanha busca a valorização da saúde mental no ambiente laboral tendo como suporte atual situação da pandemia em nossa sociedade bem como dados do INSS, na qual registraram aumento de 20,6% na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais. Esses dados demonstram um aumento expressivo entre os anos de 2019 e 2020, o que também deixa clara a importância do tema. Além do mais, todos estamos sofrendo os impactos da pandemia em nossas vidas, em nosso comportamento, nas relações interpessoais e, por certo, o ambiente de trabalho também foi afetado, impondo tanto aos trabalhadores como aos empresários se adequarem à uma novidade e inovações no ambiente laboral. 

Uma das inovações é a utilização do chamado “home office”, na qual o empregado pode laborar diretamente de sua residência, caso a rotina e as atividades laborais assim permitam. Todavia, às vezes o ambiente de casa pode não ser o mais propício para o desempenho da atividade laboral, especialmente quando se tem que dividir a atenção com o cuidado dos entes próximos, ao barulho de vizinhos, ao estresse e o medo de contrair o Coronavirus, e demais outros contratempos que podem interferir no trabalho.  

“A saúde e segurança são pressupostos fundamentais para que o trabalho seja realizado em condições dignas e com a preservação da integridade física e psíquica do trabalhador”, segundo palavras da Presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi. Sendo assim, o empregador deve estar muito atento para que tais deveres sejam cumpridos por seus empregados, estando eles laborando nos escritórios, nas indústrias, no comércio, ou na residência do trabalhador. 

Aos Empresários

Para os empregadores é muito importante instruir e orientar os empregados quanto a todas as precauções a serem tomadas no intuito de se evitar doenças, tanto físicas como psíquicas. As mudanças no ambiente de trabalho levaram às empresas e aos empregados a terem que alterar as rotinas e o modo de trabalho, podendo, ainda que indiretamente, causar impactos na saúde mental dos trabalhadores, o que deve ser observado com atenção pelas empresas, especialmente para se preservar a saúde e segurança dos mesmos, conforme relatado acima pela E. Ministra. 

Neste momento de crise e de incertezas é muito importante que as partes atuem em conjunto para a promoção de um ambiente de trabalho sadio e seguro, em um clima de cooperação para que todos possamos estar bem e saudáveis quando a pandemia passar.   Inclusive o TST lançou a referida campanha de que as partes (empregador e empregado) devem estar em conjunto, no intuito de conscientizar ambos para atuarem desta maneira neste período de crise em que vivemos. 

Acompanhe nas redes sociais!

No intuito de promover a referida campanha o TST lançará durante este mês diversos vídeos informativos e posts nas redes sociais visando a promoção de um trabalho seguro dentro das empresas. Convidamos você a acompanhar e participar desta campanha!

Por Abel Chicora

Ficou alguma dúvida se a sua instituição precisa de alguns dos nossos serviços? Temos especialistas na área que podem te auxiliar.

Telefone

(41) 3022-5379

E-mail

falecom@diegomunozadvogados.com.br

Endereço

Rua Voluntários da Pátria, 400, Conjunto 302, Edifício Wawel Centro – Curitiba/PR

© 2019 Samuel Moura – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

0

Open chat
Powered by