28deabril

28 de Abril | Dia Internacional da Educação relembra a importância do tema.

Ir à escola todos os dias já não é mais a realidade de crianças e jovens do mundo todo. As aulas agora são a distância, para tentar diminuir a propagação do coronavírus. Crianças estão tendo suas aulas por videoconferência, rotina que parecia inimaginável há bem pouco tempo. Essa nova conjuntura está sendo mais um desafio para escolas, professores, alunos e pais.

Nesse cenário, lembramos que 28 de abril é o Dia Internacional da Educação. Autoridades do mundo todo se reuniram no Fórum Mundial de Educação, em 28 de abril de 2000, em Dakar, e assumiram o compromisso de levar a educação a todos os jovens e crianças do mundo. Instituiu-se, assim, o Dia Internacional da Educação.

O que aconteceu no encontro em Dakar?

O objetivo do encontro em 2000, do qual participaram cerca de 180 países, era firmar um compromisso mundial pela educação básica, de modo que ela fosse ampliada. Para isso, 164 nações assinaram um documento, conhecido como “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

O documento estabeleceu uma agenda para a educação, norteada em seis metas que deveriam ser seguidas pelas nações concordantes e alcançadas até 2015. À época, o número de analfabetos adultos era de 880 milhões, cerca de 20% da população mundial.

Quais foram as 6 metas estabelecidas para a educação?

São seis os objetivos assinalados pelo acordo de Dakar. Eles estão assim descritos na declaração:

  1. expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;
  2. assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;
  3. assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania;
  4. alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;
  5. eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;
  6. melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

Uma curiosidade:

Entre as estratégias enumeradas, estava a de “implementar urgentemente programas e ações educacionais para combater a pandemia HIV/AIDS”. Na época em que foi instituído o Dia Internacional da Educação, o mundo estava às voltas com a questão da AIDS, doença que havia surgido anos antes. A AIDS era o desafio enfrentado pela comunidade científica daquele tempo, e também era vista como uma ameaça à consecução das metas da Educação Para Todos. Segundo o documento do Fórum Mundial de Educação, “os programas para o controle e a redução da difusão do vírus deve fazer o máximo uso do potencial da educação para transmitir mensagens sobre a prevenção e para mudar atitudes e comportamentos”. Novamente vemos a educação e a ciência caminhando juntas.

Diante da pandemia, percebemos a necessidade de valorizarmos ainda mais o papel da educação nas nossas vidas. Ciência e educação são tão intimamente ligadas, que não se vê quando começa uma e termina outra. Sem educação – escolas, ensino, pesquisa – não teria como chegarmos ao objetivo único da raça humana de hoje: achar a vacina ou um remédio eficaz contra o coronavírus.

20 anos depois, com boa parte da população mundial em quarentena, o Dia da Educação ganha ainda mais importância.

Parabéns, profissionais da educação!

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